sábado, 19 de novembro de 2016

Ensaio 1 - Ela por nós!

"Ela era ela. Tão cheia dela e tão ela! Ela era ela e não conseguia (nem sabia, convenhamos) saber ser outra que não ela. Ela era firme nas decisões, por mais que elas doessem, mas acabariam por calejar e por deixar de massacrar com dor. A dor passava, muitas vezes, com um simples reset ao passado, e sim, isso é possível...
Reset para depois aquele On que tem durabilidade vitalícia e com uma potência puta que pariu!
Ela até podia sofrer por tudo e mais alguma coisa, mas sofria rápido e não guarda rancores porque tudo o que precisa de dizer, efectivamente diz! Ela tem força, uma força dentro dela que nem ela imagina a sua dimensão. Ela faz de conta que é ingénua e não percebe, muitas vezes, para saber em quem confiar. É esta a sua forma mais inteligente e subtil de testar as pessoas.
Porque é que ela nunca procurou a perfeição se não agora?! E porque é que ela sabia que não a ia encontrar e, vai na volta, e por um caminho meio atribulado, encontrou-a? Não à perfeição mas sim, à felicidade. A esta e ao caminho mais apropriado para uma vida tranquila e, sobretudo, para a paz de espírito.
Até agora ela sabia que não era realmente possível na íntegra ser perfeitamente feliz (diferença assolapante entre 'o ser feliz') e, efectivamente, sabia-o.
No entanto agora sei-o de forma diferente. Agora sei que o perfeito não existe mas que existe o "lá perto". Agora já sei que afinal o perfeito (que para nós, para cada uma de nós, é perfeito) e olhem que não fica assim tão longe.
O perfeito está intrínsecamente ligado à auto-confiança, à autonomia, à não influência por parte do mundo deplorável que nos rodeia que, por vezes, nos dá o ar da sua graça (infelizmente e para mal dos nossos pecados)!
Ela sou eu, um alter-ego criado à minha maneira e com quem mantenho uma excelente relação. É um vínculo incalculável !
Ela que era e que continuo a ser eu, eu que escrevo esta espécie de ensaio... Que está a dar muito que falar..."

Vanessa Cardui
(In " 38 homens depois")


Foto : Vanessa Cardui / Tiago Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário