segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

"Mu(n)do"

"Queixamo-nos que as pessoas não lêem livros. Mas o défice de leitura é muito mais geral. Não sabemos ler o mundo, não lemos os outros"
de Mia Couto
"Apeteceu-me dissertar sobre esta citação de Mia Couto. Sábia,  como tantas outras, mas com tanto impacto, neste momento,  tão tocante e tão chamativa que a isto não sou capaz de resistir.
Sim, há dias também pensei no mal que por aí vai no coração de muitas pessoas. Ai! Tanto mal que para aí vai!
Tanto gesto que nem é pedido, e de má fé! Tantas pessoas maldosas neste mundo sem se darem oportunidades a elas mesmas de se tornarem pessoas melhores,  mais íntegras!  Todos nós cometemos erros mas esses servem-nos de ensinamentos para que, quando e se houver um segundo , sabermos como proceder. Esta seria a ordem ideal das coisas. Errar para depois saber praticar o bem! Mas infelizmente não tem sido o que se tem visto, na generalidade, por aí. As pessoas são más porque vivem num mundo mau. As pessoas trazem maldade e rancor nos corações porque guardam os erros e o passado dentro delas. Nem sabem sequer o que é futuro, centrando-se apenas no passado. Um presente de mágoa e um futuro inexistente. É esta a maior podridão do mundo de agora que,  infelizmente e por consequência disso, arrasta toda a sua sociedade. Salvas raras excepções,  alguns esperam ansiosamente por um futuro melhor, a diferença é que o sonham e fazem por isso! Já a maior parte das pessoas, essas quase todas que vivem com "manual de instruções " nem sabem o que é viver, pois ' vivem no mundo por ver andar os outros "..."
Vanessa Cardui
(In " escreVer")


Foto: Simão Correia 
IN www.playocean.net

Sem comentários:

Enviar um comentário