segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Gente que pensa que sabe ser animal

"Há pessoas que não têm noção. Há pessoas que se usam de outras e até mesmo de animais para jogarem com as expectativas e com os ideais dos outros. Essas pessoas podem até tentar ter o atributo de pessoas na verdadeira condição da palavra, mas permitam-me o desabafo: as pessoas que usam animais e outras pessoas como coisas  para levarem avante as suas ambições e mesmo que tentem, não conseguirão, sequer, roçar o ser humano imperfeito, nem tão pouco e mesmo que tentem(tornando a frisar), muito menos conseguirão assemelhar-se a animais. Há certas pessoas que teriam muito mais valor na qualidade de animais e muitas delas dariam o "cu e dois tostões " para terem os seus corações forrados de sentimentos bons, como os dos cães,  por exemplo, que não é à toa que são considerados os melhores amigos do homem. Há pessoas que nem pessoas são, quanto mais cães! E querem ser pessoas que não são sendo mais animais que os próprios animais que até se sentiriam ofendidos se fossem pessoas! Ridículo não chegar uma vida para uma pessoa e, como se não bastasse, aproveitar a de outros seres para se praticar o mal, manipulando os outros nas suas acções,  condicionando circunstâncias na vida de outras pessoas.
Há pessoas que não sabem a sorte que têm em ter ali, ao seu lado, um companheiro para a vida, que não nos julga como certas e determinadas pessoas   que pensam que não têm vida, o fazem. Há pessoas que não valorizam o que vem dali, de dentro de um animal que vive para elas com toda a força sendo que muito provavelmente quem o diz na realidade são os seres que falam, iguais a nós, que nem sempre o demonstram. Os cães sim. Os cães sentem e demonstram. E se não falam é porque não precisam de falar. Quem lhes quer bem, compreende e não são necessárias quaisquer traduções. Infelizmente, há casos em que melhor seria se os cães se queixassem, em que nos dissessem coisas que sentem e que estão erradas. Mas quem somos nós? Deus? Não.
Mas eles sim, neste caso, os cães são dotados de bem mais divindade do que qualquer um de nós,  porque não deixam de ser pessoas, pessoas aparte, daquelas especias que só por serem especiais o são ainda mais.
Pessoas que pensam nos sentimentos deles, não podem ser consideradas gente de calibre. Ser gente de calibre está no acto de valorizar, no de considerar o ter um cão como sendo algo de extremamente importante e perceber que o facto de o ter é uma dádiva.
Infelizmente há gente que nem animal sabe ser a ponto de usar os seus para se fazerem realçar ou dar o "ar da sua graça" quando, na verdade, não têm graça nenhuma.
Uma pequena introspecção, e só a título de curiosidade, já pararam para pensar na situação que é, por exemplo, ver um sem-abrigo acompanhado por um cão ou um sem-abrigo acompanhado por uma pessoa aparentemente normal. Porquê? Sabem porquê?  Porque o cão não julga o dono, porque ele gosta mesmo que o dono seja um otário ou uma pessoa correcta. O cão simplesmente não quer saber disso pois o seu objectivo fulcral é o de viver para o seu dono independentemente do que ele seja ou do que ele faça. Já as pessoas não são assim, supostamente boa raça, mas infelizmente tanta má raça por aí nas pessoas, que tratam e destratam, cativam e abandonam e agem em prol de um umbigo que nem sequer deveria existir perante a sociedade.
Sim. Há pessoas más e não,  não há cães maus; há cães que não passam apenas de meros espelhos das pessoas que são más e por si só fazem-nos a eles maus. Isso é triste. Porque eles não são mais do que aquilo que lhes ensinamos a ser. E enquanto  ser humano deveríamos ser tanto mais, principalmente com aqueles que nos são  (supostamente) inferiores e que nos ensinam tanto!
Um cão não é uma coisa, tal como uma pessoa não é uma coisa. Um cão é sentimentos. Um cão é eternidade. Um cão é uma longevidade de pureza que nunca na vida havemos de experimentar. Se somos cães?  Se não somos, certamente que gostaríamos de ser...
Ser gente de calibre é tratar um cão como gente e se todo o mundo fosse assim talvez tudo fosse paz."

Vanessa Cardui
(In "Crónicas  (De)Vidas ")


Foto: Vanessa Cardui 

Sem comentários:

Enviar um comentário